sexta-feira, 6 de junho de 2008

Internet sem fio tem média de 22 usuários por dia


PMC

O sistema público de internet sem fio, implantado pela Prefeitura para uso gratuito pela população, teve uma média de 22 usuários por dia nos primeiros 48 dias de funcionamento. De 12 de abril a 30 de maio, houve acessos de 1.042 usuários nos pontos instalados no Mercado Municipal, no Parque Barigüi e na Rua da Cidadania Matriz, na praça Rui Barbosa. "O bom volume de acessos mostra que o serviço é um grande benefício para a população", diz o secretário municipal de Administração, José Richa Filho.

O sistema possibilita que o cidadão leve seu computador portátil (laptop) a um dos locais para navegação a trabalho, estudo ou lazer. O Mercado Municipal teve mais internautas, 561, média de 11,6 usuários por dia. No Barigüi, foram 350 internautas em 48 dias, média de 7,2 por dia. Na Rui Barbosa, foram 2,7 usuários por dia, em média, num total de 131 internautas em 48 dias.

"O uso do computador e da internet é cada vez mais presente e necessário no dia-a-dia da população. Os governos têm o papel de facilitar o emprego de recursos da tecnologia. É isso que a Prefeitura de Curitiba faz ao oferecer e prestar um novo serviço que atende as necessidades de comunicação dos cidadãos",diz Richa Filho.

O arquiteto Luiz Roberto Homem de Mello, 24 anos, freqüentador do Mercado Municipal, aprovou o sistema. "Venho sempre ao mercado para conferir as novidades. Fiquei surpreso e muito satisfeito com esta tecnologia wireless (sem fio) instalada pela Prefeitura para uso gratuito", diz Mello. "Com meu laptop conectado, confiro as últimas notícias pela internet, enquanto aprecio um bom cafezinho." Mello mora no Alto da XV e freqüenta os cafés e restaurantes do Mercado Municipal há um ano e meio. "O mercado é um local agradável para um café da manhã no dia-a-dia ou um almoço no fim de semana. Agora ficou melhor ainda."

A novidade também agradou aos feirantes. Maurício Fontoura Yamasaki, de 23 anos, diz que foi praticamente "criado" dentro do Mercado Municipal, onde seus pais têm barracas de frutas e outros produtos. Ele já está usando o sistema wireless do mercado. "Enquanto trabalho, faço controle de mercadoria e pesquisas de preços pela internet. O sistema torna o trabalho mais ágil. Podemos estar sempre atualizados para ofertar cada vez mais novidades aos nossos clientes", afirma.

No Mercado Municipal, o ponto de acesso prioriza a área da Praça de Alimentação. Na praça Rui Barbosa, sede da Administração Regional Matriz, da Prefeitura, a rede cobre a área do Restaurante Popular e das barracas do Mercado Central. No Barigüi, quatro pontos dão cobertura para toda a área interna do parque.

Os internautas que navegam pela internet do Parque Barigüi podem economizar a bateria do laptop se usarem as canaletas de tomadas disponíveis no restaurante que funciona no deck ou no quiosque instalado com essa finalidade, localizado em frente ao Salão de Atos.

Os links do Mercado Municipal e da Regional Matriz são de 1Mb cada um, em parceria com a Brasil Telecom. Para o Parque Barigüi foi disponibilizado um link de 2 Mb em parceria com a Onda. O sistema da Prefeitura foi desenvolvido pelo Instituto Curitiba de Informática (ICI).

A Secretaria de Administração, responsável pela gestão da política de informática do Município, fará uma pesquisa entre os usuários da rede Wi-Fi, para traçar o perfil da demanda e conhecer mais de perto os seus hábitos. O histórico da utilização servirá para aprofundar números iniciais, que aparecem como tendências: no Municipal e na Praça Rui Barbosa, usa-se mais a internet durante a semana, enquanto no Parque Barigüi, aos sábados, domingos e feriados. No caso do parque, a influência do clima na freqüência ao Barigüi e, por conseqüência, no acesso à internet, também será considerada.

Mercado Municipal, Praça Rui Barbosa e Parque Barigüi não são os únicos pontos de Curitiba servidos por internet pública e gratuita. O programa eletrônico da Prefeitura, Cidade do Conhecimento, oferece amplas possibilidades de acesso à rede, em diferentes locais espalhados por Curitiba. Para isso, disponibiliza 7.448 computadores de mesa instalados em escolas, creches e bibliotecas municipais, Liceus de Ofícios, Faróis do Saber, e os equipamentos dos Totens Multimídia.

A Prefeitura instalou os 71 totens em locais de grande movimento, como terminais de ônibus, praças e Ruas da Cidadania. São equipados com terminais de computador, onde o cidadão encontra notícias da Prefeitura e pode obter informações sobre os mais diferentes serviços municipais, como horário de ônibus ou de pontos turísticos, e até saber a previsão do tempo.

Nos totens os cidadãos que não têm computador podem criar, consultar e enviar e-mails, gratuitamente. Esse serviço é disponibilizado pelo portal Cidade do Conhecimento, gerenciado pela Secretaria Municipal da Educação.

Obter uma conta de correio eletrônico no portal é simples. Basta entrar na página da Prefeitura (
www.curitiba.pr.gov.br), acessar Secretaria da Educação e entrar no portal Cidade do Conhecimento. No cadastro, o cidadão preenche os dados pessoais e cria um login e uma senha, que serão usados para acessar áreas restritas do portal (sala de bate-papo, classificados) e para acessar o e-mail. O cadastro também pode ser feito diretamente pelo portal (www.cidadedoconhecimento.org.br).
Para que a população saiba fazer bom uso das ferramentas eletrônicas, a Prefeitura oferece oportunidade de treinamento e capacitação, gratuitos, com perspectiva de geração de renda. Os participantes do programa Comunidade Escola, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação, podem freqüentar, nos fins de semana, aulas de informática e se preparar melhor para uma vaga no mercado de trabalho. Nos Liceus de Ofícios, a Fundação de Ação Social mantém cursos permanentes sobre a matéria e alunos são aproveitados como instrutores dos usuários dos totens.

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