quinta-feira, 1 de maio de 2008

Mesmo com saída do HD DVD, vendas do Blu-ray estão em baixa nos EUA


Associated Press

A decisão da Toshiba de suspender o desenvolvimento do formato HD DVD não alavancou as vendas de aparelhos com padrão Blu-ray nos Estados Unidos, que saiu vitorioso na disputa para ser modelo de DVD de alta definição.

As vendas de reprodutores de Blu-ray, excluindo o console PlayStation 3, caíram 40% em fevereiro, em relação a janeiro nos Estados Unidos, segundo dados da consultoria NPD. Em março, houve uma alta de apenas 2%. A empresa não divulgou o número de produtos vendidos.

"Quando nós fizemos uma pesquisa entre os consumidores no fim do ano passado, uma porcentagem esmagadora deles afirmou que não investiria na nova de geração desses aparelhos porque o antigo DVD funcionava bem e os novos aparelhos estavam muito caros", afirma Ross Rubin, diretor de análise para indústria da NPD. "Está claro pelas vendas no varejo que esses consumidores ainda continuam com os mesmos sentimentos".

Enquanto aparelhos de DVD custam menos de US$ 100 nos Estados Unidos, os reprodutores de Blu-ray custam US$ 400 ou mais.

Outro fator que pode estar afetando o mercado é o fato de novos aparelhos com conexão à internet, já anunciados, ainda não terem chegado ao mercado. Os modelos atuais não podem ser atualizados para obter essa capacidade.

Videogame Entretanto, as vendas de consoles PlayStation 3 mostraram recuperação, provavelmente em razão de poderem reproduzir o Blu-ray. A Sony vendeu cerca de 257 mil unidades do produto nos Estados Unidos, praticamente o dobro do ano passado.

Uma outra consultoria, a ABI Research, estima que o PS3 será responsável por mais de 85% dos reprodutores de Blu-ray em uso neste ano. Para a empresa, o console deve dominar o setor pelo menos até 2013.

Tecnologia Capaz de armazenar cinco vezes mais dados que um DVD comum, o novo disco oferece espaço para filmes de longa-metragem em alta definição.

O tamanho é o mesmo de um CD normal. Sua leitura, no entanto, é feita por um feixe de laser azul (em vez de vermelho), o que permite um maior registro de dados. Se em um DVD é possível armazenar até 4h de filme com qualidade de televisão, em um Blu-Ray Disc cabem 23 horas (ou então 9 horas de programas em alta definição).

A guerra entre Toshiba e Sony começou em 2005, quando as rivais resolveram que o mercado decidiria a questão, lembrando assim a batalha disputada nos anos 80 pelo formato do videocassete Betamax --apoiado pela Sony-- e o VHS, que saiu vencedor.

Em fevereiro, a Toshiba anunciou que iria parar de fabricar aparelhos para HD DVD, depois que a Warner Bros. Entertainment informou que iria abandonar a tecnologia para se concentrar no Blu-ray.