PMC
O Instituto Curitiba de Informática (ICI) completou nesse domingo (1) dez anos de existência. Há mais dois aniversários a comemorar: seu reconhecimento como Organização Social, em 23 de junho de 1998, e, em 29 de julho do mesmo ano, a assinatura do primeiro contrato de gestão com a Prefeitura de Curitiba.
As comemorações da primeira década de existência de uma das principais empresas de informática pública do País começaram na segunda-feira (2), com um culto ecumênico na sede do Instituto, à rua São Pedro, 910, bairro Cabral. Ao longo do mês haverá ainda palestras, o lançamento de parceria com a Fundação Getúlio Vargas para capacitação de gerentes e técnicos e exposição de fotos tiradas pelos colaboradores.
Segundo o diretor-presidente do Instituto, Jacson Carvalho Leite, a comemoração pela primeira década do ICI coroa um processo iniciado ainda nos anos 70, quando a Prefeitura de Curitiba começou a investir em informática para a gestão pública. "Hoje, graças ao trabalho do ICI, Curitiba conta com soluções de grande alcance público", diz Jacson.
Tais soluções fazem parte do dia-a-dia da Administração e dos cidadãos. A "gerência" do município conta com uma série de ferramentas desenvolvidas pelo ICI, sob a coordenação da Assessoria Técnica de Informações da Prefeitura. O site do município, consultas eletrônicas, expedição de alvarás e até o serviço 156 e as câmeras de segurança são ferramentas de governo eletrônico, que se expandem para áreas distintas como saúde, educação e ação social.
"Que a história dos 10 anos do ICI continue em evolução e sirva, sempre, de exemplo para os todos os que, como nós, trabalham pela construção de uma cidade à altura dos planos e dos sonhos de seus habitantes", afirmou o prefeito Beto Richa em mensagem enviada à Diretoria. "Além de nosso parceiro preferencial na área de informática, o ICI é referência de planejamento, competência e perseverança diante dos desafios da gestão pública."
Atuação em outras cidadesConstituído em 1.° de junho de 1998, a partir do antigo Centro de Processamento de Dados do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o Instituto Curitiba de Informática tem a Prefeitura de Curitiba como sua principal parceira. De acordo com o contrato de gestão, o ICI, por ser organização social, obriga-se a reinvestir seus excedentes de faturamento.
Assim, metade desses excedentes é aplicada no próprio Instituto - na atualização de equipamentos, capacitação de técnicos e ações de responsabilidade social. O restante retorna à Prefeitura, por meio do aporte de equipamentos e novas soluções de informática.
Outras cidades brasileiras contam com os serviços do ICI, como Teresina (Piauí), Vitória (ES), Osasco (SP) e Paranaguá. Na próxima semana, será oficializado termo de colaboração com o Consórcio Hospitalar da Catalunha (Espanha). O consórcio atua no Brasil por meio de convênio com o Ministério da Saúde, com a finalidade de melhorar a rede de serviços de saúde em 11 cidades reunidas no Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense. A diretora de Consultoria do CHC, Olga Pané, estará em Curitiba para oficializar o acordo com o ICI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário