sexta-feira, 11 de abril de 2008

Barigüi, Mercado Municipal e praça Rui Barbosa ganham acesso à internet, gratuito e sem fio


PMC

Os curitibanos agora contam com acesso à internet, gratuito e sem fio (sistema Wi-Fi), em três dos principais pontos da cidade: Mercado Municipal, praça Rui Barbosa e parque Barigüi, que receberam o sistema instalado pela Prefeitura. "Os pontos de acesso gratuito à internet, sem fio, são um importante serviço para a população. Os locais foram escolhidos levando-se em conta a localização e a concentração de usuários", diz o secretário municipal de Administração, José Richa Filho.

O novo sistema disponibiliza pontos de acesso. Os computadores a serem usados devem ser os do cidadão (laptops). No Mercado Municipal, foi priorizada a área da Praça de Alimentação. Na praça Rui Barbosa, sede da Administração Regional Matriz, da Prefeitura, a rede Wi-Fi cobre a área do Restaurante Popular e das barracas do Mercado Central. No Barigüi, são quatro pontos, visando à cobertura da área interna do parque, que em breve receberá também seis câmeras de vídeo para segurança, similares às do Centro.

O arquiteto Luiz Roberto Homem de Mello, 24 anos, freqüentador do Mercado Municipal, aprovou o sistema. "Venho sempre ao mercado para conferir as novidades. Fiquei surpreso e muito satisfeito com esta tecnologia wireless (sem fio) instalada pela Prefeitura para uso gratuito", diz Mello. "Com meu laptop conectado, confiro as últimas notícias pela internet, enquanto aprecio um bom cafezinho." Mello mora no Alto da XV e freqüenta os cafés e restaurantes do Mercado Municipal há um ano e meio. "O mercado é um local agradável para um café da manhã no dia-a-dia ou um almoço no fim de semana. Agora ficou melhor ainda."

A novidade também agradou aos feirantes. Maurício Fontoura Yamasaki, de 23 anos, diz que foi praticamente "criado" dentro do Mercado Municipal, onde seus pais têm barracas de frutas e outros produtos. Ele já está usando o sistema wireless do mercado. "Enquanto trabalho, faço controle de mercadoria e pesquisas de preços pela internet. O sistema torna o trabalho mais ágil. Podemos estar sempre atualizados para ofertar cada vez mais novidades aos nossos clientes", afirma.

No Barigüi, os pontos de acesso são na entrada do estacionamento pela avenida Cândido Hartmann, atingindo o estacionamento, bistrô e redondezas; perto do Salão de Atos, abrangendo os dois estacionamentos, o salão e a lanchonete; na curva das churrasqueiras; e no estacionamento da entrada da BR 277.

"As áreas verdes do parque também serão cobertas pela rede wireless, pois as antenas instaladas têm grande capacidade de propagação de sinal", diz o coordenador de Implantação e Acompanhamento de Projetos do Instituto Curitiba de Informática (ICI), Fernando Matesco. O sistema da Prefeitura foi desenvolvido pelo ICI.

A instalação da rede no parque Barigüi mereceu cuidados especiais por se tratar de espaço amplo e bastante freqüentado. Placas de identificação indicam os locais de acesso. No restaurante que funciona no deck, uma canaleta de tomadas foi instalada para que os usuários possam ligar seus computadores e naveguem pela internet sem gastar a bateria do laptop.

Os links do Mercado Municipal e da Regional Matriz são de 1Mb cada um, em parceria com a Brasil Telecom. Para o parque Barigüi foi disponibilizado um link de 2 Mb em parceria com a Onda. A solução implementada é escalável, com possibilidade de aumento da velocidade de conexão e de ampliação do sinal.

Governo eletrônicoA internet pública integra o conjunto de ações relacionadas ao programa de Governo Eletrônico, para modernizar a gestão e estender os benefícios da tecnologia aos cidadãos curitibanos.

Para o presidente do ICI, Jacson Carvalho Leite, a adoção do sistema traz grandes benefícios para Curitiba. "Dotar áreas da cidade com internet gratuita é incrementar setores como a economia e até o lazer, como no caso do parque Barigüi. À administração pública cabe também a preocupação com o conforto das pessoas", afirma.

A Prefeitura também disponibiliza pontos de acesso gratuito à internet, com computadores de mesa, nos Faróis do Saber e nos Laboratórios de Informática das escolas da rede municipal de ensino. Também oferece cursos gratuitos de informática por meio da Fundação da Ação Social e do programa Comunidade Escola, da Secretaria Municipal da Educação.

Os totens multimídia que a Prefeitura de Curitiba coloca à disposição dos cidadãos em 71 locais de grande movimento, como terminais de ônibus, praças e Ruas da Cidadania, são equipados com terminais de computador e permitem a consulta de e-mail.

O portal Cidade do Conhecimento, gerenciado pela Secretaria Municipal da Educação, permite que os cadastrados no portal possam criar, consultar e enviar seus e-mails sem ter um computador, pois o portal pode ser acessado nos totens.

Para obter uma conta de correio eletrônico no portal, basta entrar na página da Prefeitura (
www.curitiba.pr.gov.br), acessar Secretaria da Educação e entrar no portal Cidade do Conhecimento. No cadastro, o cidadão preenche os dados pessoais e cria um login e uma senha, que serão usados para acessar áreas restritas do portal (sala de bate-papo, classificados) e para acessar o e-mail. O cadastro também pode ser feito diretamente pelo portal (www.cidadedoconhecimento.org.br)

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Google lança serviço que permite acesso à imagens de zonas em crise humanitária


Ao ver programa, Bush teria dito que não há como negar um genocídio no Sudão.

Agência Estado

Qualquer internauta no mundo poderá agora visitar um campo de refugiados em Darfur, na Colômbia ou no Iraque. A Google lançou nesta terça-feira, 8, seu novo serviço de imagens que permitirá que organizações não-governamentais (ONGs), políticos ou a própria ONU possam ter acesso às imagens do que está ocorrendo em zonas de crise humanitária. A idéia, no fundo, é dar maior visibilidade aos problemas enfrentados pelos refugiados e disseminar a qualquer pessoa as informações sobre as crises.

Segundo a Google, o programa foi apresentado ao presidente dos Estados Unidos, George W. Bush. Ao ver as imagens de satélite dos campos de refugiados, Bush teria dito que já não havia como negar a existência de um genocídio no Sudão.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Tecnologia 'encolhe' música e aumenta em até mil vezes capacidade de iPod


Com instrumentos 'virtuais', pesquisadores conseguem padrão mais compacto que MP3.

Idéia é fazer computador transformar maneira de tocar instrumento em instruções.

Agência Globo

Pesquisadores da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, estão desenvolvendo uma tecnologia para arquivos digitais de música que promete aumentar em até mil vezes a capacidade de armazenamento de tocadores de MP3, como o iPod. Um iPod shuffle de 1 GB seria capaz, por exemplo, de armazenar 240 mil músicas, mais do que as 40 mil que cabem atualmente em um iPod de 160 GB.

O plano, na verdade, consiste em criar arquivos ainda menores que o MP3. Mas, em vez de conter uma gravação completa de toda a música, o novo arquivo é apenas um "guia" de como os músicos tocam cada um dos instrumentos que fazem parte de uma canção. Um computador, já programado com uma "cópia digital" dos instrumentos, utiliza esse "guia" para reproduzir a música.

Na apresentação da nova tecnologia, durante evento em Las Vegas, foi exibida uma gravação de 20 segundos de um solo de clarinete, que resultou em um arquivo de menos de 1 Kilobyte.

Para 'ensinar' o computador a tocar clarinete, o pesquisador Mark Bocko mediu todos os aspectos que influenciam na sonoridade do instrumento - desde a pressão que o músico precisa fazer para soprar a "boquilha" até a forma de propagação do som pelo objeto. Com esses dados, Bocko criou uma versão digital do instrumento. Em teoria, como foi construído a partir de medições acústicas, o clarinete "virtual" é uma cópia exata do real.

Artista em miniaturaO passo seguinte é "encolher" o músico. Bocko mediu como o som é influenciado por cada atitude do clarinetista, e como o artista pode extrair notas e sonoridades variadas com diferentes técnicas. Estes dados foram colocados no computador.

Com essas informações, o computador já está apto a entender o som como simples instruções. Ao ouvir um homem, ao vivo, tocando clarinete, a máquina produz o arquivo que, segundo Bocko, contém a "menor quantidade possível de informações para se reproduzir uma música".

Os próprios pesquisadores admitem, no entanto, que a técnica ainda não é capaz de produzir uma cópia perfeita do som. "Como escolhemos um instrumento de sopro, ainda não conseguimos ensinar o computador a perceber diferenças sutis que um músico é capaz de fazer, por exemplo, mudando o posicionamento da língua no bocal", diz Bocko.

"Mas para músicas com notas mais claras, já é um método que funciona muito bem. Fica difícil diferenciar o som produzido por nosso computador daquele criado por um sintetizador, por exemplo", diz. Isso sem levar em conta o desenvolvimento natural da tecnologia: em breve, segundo o pesquisador, será possível até mesmo gravar a parte vocal das músicas, além de combinar, no mesmo arquivo, todos os instrumentos.

domingo, 6 de abril de 2008

Nintendo Wii vende 3 vezes mais que PS3 no Japão em março

Em compensação, o portátil Nintendo DS ficou atrás do PlayStation Portable pela primeira vez em seis meses

Reuters

O console de videogame Wii da Nintendo vendeu três vezes mais que o PlayStation 3 da Sony no Japão, em março, mas seu portátil Nintendo DS ficou atrás do PlayStation Portable pela primeira vez em seis meses, afirmou um veículo do setor. A Nintendo, criadora de personagens populares como Mario e Zelda, vendeu 265.542 unidades do Wii nas cinco semanas que terminaram em 30 de março, contra 81.579 mil unidades do PS3, de acordo com números da Enterbrain, apresentados nesta sexta-feira, 4.

O Wii possui um joystick sensível a movimentos que permite aos usuários interagir com a tela movimentando o controle como se fosse uma raquete ou espada. O console tem como alvo uma audiência ampla que inclui mulheres e idosos e não apenas jovens do sexo masculino.

A Sony vendeu 415.415 unidades do PlayStation Portable (PSP) durante o mês passado, acima da venda de 255.124 unidades do Nintendo DS. O jogo de ação "Monster Hunter Freedom 2G", da Capcom e projetado para PSP, foi o título mais vendido em março, de acordo com a Entebrain.

As vendas do console Xbox 360, da Microsoft e popular nos Estados Unidos, ficaram em 13.127 unidades, de acordo com a Enterbrain.

Novo Windows sai 'em algum momento' de 2009, diz Bill Gates

Mercado esperava sucessor do Vista apenas para 2010, mas versão deve ser antecipada.
Em Miami, Gates disse que nova versão vai revolucionar comunicação com celulares.

Reuters

O co-fundador da Microsoft, Bill Gates, disse nesta sexta-feira (4) que espera que a nova versão do sistema operacional Windows, em desenvolvimento sob o codinome Windows 7, seja lançada "em algum momento do ano que vem."

A gigante do software planeja atualizar com mais regularidade o software de sistema operacional que aciona a maioria dos computadores pessoais do mundo. Mesmo assim, os comentários de Gates sugerem que um sucessor do Vista pode ser lançado mais cedo do que se esperava.

A Microsoft havia afirmado que planejava lançar a nova versão do Windows aproximadamente três anos depois da introdução do Vista, que aconteceu em janeiro de 2007.

Uma porta-voz da empresa disse que os comentários de Gates se enquadram a um ciclo de desenvolvimento que em geral implica em lançamento de versão do software para teste antes do lançamento oficial.

"Estou muito animado com tudo que o programa fará, de muitas maneiras", disse Gates em um seminário sobre filantropia empresarial realizado durante a reunião do Banco Inter-Americano de Desenvolvimento em Miami.

"Isso acontecerá em algum momento do ano que vem, teremos uma nova versão", disse Gates em resposta a uma pergunta da platéia.

O bilionário, que deixará suas funções cotidianas na Microsoft e passará a se dedicar aos esforços filantrópicos da Gates Foundation em junho, disse que a empresa planejava, por meio de seu orçamento de pesquisa e desenvolvimento de US$ 6 bilhões ao ano, levar os produtos acionados por seu software "ao próximo patamar."

Ele disse que novas versões do Windows ajudariam a revolucionar os celulares e a acionar as futuras mesas de trabalho, equipadas com uma superfície de toque e tela que permitiriam aos usuários usar as mãos para obter acesso a itens.