terça-feira, 1 de abril de 2008

Cartilha é lançada para orientar sobre uso da Internet por crianças


Cidades do Brasil


A cada dia a internet vem tomando mais espaço no cotidiano e nas atividades das crianças. Um estudo do Ibope/NetRatings constatou que de agosto de 2005 a agosto de 2007, o número de pessoas na web com idade entre 2 e 11 anos aumentou 77%, enquanto o crescimento geral da internet no país foi de 66%.


Seja como forma de entretenimento ou como ferramenta auxiliar para os estudos, já é uma situação normal que a criança tenha acesso ao mundo virtual. Porém, como em qualquer atividade, os pequenos ainda precisam de limites e orientação de adultos para que os conteúdos acessados possam ser efetivamente positivos para a criança.


Para ajudar pais, professores e adultos responsáveis a guiar a garotada no contato com a web, a organização não-governamental CDI (Comitê de Democratização da Informática) criou a cartilha “Uso Responsável da Internet”. Tópicos como “Cuidado com sites de relacionamento” e “Incentive a criança a compartilhar experiências” abordam de forma didática as recomendações que podem fazer a diferença e evitar problemas com os pequenos.


O Shopping Jardim das Américas, parceiro do CDI-PR, já disponibiliza o conteúdo da cartilha para visualização no site do empreendimento:
www.jardimdasamericas.com.br ou no endereço www.cdipr.org.br/cartilha.

CAMPANHA PELO USO RESPONSÁVEL DA INTERNET

A iniciativa da campanha nacional do CDI tem como parceiros a GVT e a Fundação Xuxa Meneghel, que uniram forças para conscientizar crianças e jovens sobre os riscos dos hábitos ligados à internet, mas também mostrar oportunidades positivas que a rede pode proporcionar. A ação foi lançada no Instituto Central do Povo, no Morro da Providência (Rio de Janeiro), e conta, além da cartilha, com um vídeo explicativo. O filme, em animação, foi produzido por uma agência de Curitiba e explica em sete minutos os principais temas da campanha, contando com a dublagem de atores voluntários. As cartilhas e os vídeos serão distribuídos em Escolas de Informática e Cidadania (como a EIC-JAM, instalada dentro do Shopping Jardim das Américas) do Brasil inteiro e em mais sete países em que o CDI atua. A Fundação Xuxa Meneghel também vai apresentar a empreitada a instituições parceiras de todo o país.

Nenhum comentário: